DEL lança projeto Recicle

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) de Rolante, através da Câmara Técnica de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes, lançou o projeto "Recicle" (Pontos de Entrega Voluntária), na tarde desta quarta-feira, 28, na Escola Hugo Zimmer.
 O projeto, que será financiado pelo Consórcio Pró Sinos, consiste na destinação de recipiente adequado para armazenamento de resíduos recicláveis nas escolas, ciclo de palestras e material de apoio para Educação Ambiental e Mobilização Socioambiental.
O objetivo do projeto é que a escola faça a gestão dos seus resíduos e, a partir das atividades que desenvolver, buscará a participação dos pais e empresas do Bairro Rio Branco, onde a Hugo Zimmer está inserida.
Em Rolante, 26 escolas vão receber containers para separação dos resíduos: papel, plástico e metal, que integram um kit composto, também, por banner e material de formação para os professores. Nesta primeira etapa o Consórcio Pró-Sinos fará um investimento de R$ 80 mil. Os kits serão entregues a partir do mês de maio, até o fim de junho.
Os demais municípios que integram o Pró-Sinos receberão, por adesão, um kit por município.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Hugo Zimmer foi escolhida para ser o local de lançamento do projeto Recicle porque possui a Cooperativa Cooper Zimmer, oriunda de uma parceria com a Cooperativa Sicredi, que dá suporte às cooperativas escolares através do Programa União Faz a Vida e porque já trabalha com os resíduos, através do recebimento e comercialização de latinhas e óleo de cozinha. O dinheiro arrecadado é utilizado para adquirir material para confeccionar as trufas produzidas pela cooperativa.
O evento contou com a presença do vice-prefeito de Rolante, Régis Zimmer (Geada), vereador Diogo Pietro Henemann, secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, secretário de Desenvolvimento Econômico, Evandro Lembi, diretor técnico do Pró-Sinos, Demétrius Junges Gonzales, Coordenador de Educação Ambiental do Pró-Sinos, Valmir Dorneles Júnior, diretor do Departamento de Meio Ambiente de Rolante, Claudiomiro Maria da Silva, assessora de comunicação dos Programas Sociais na Sicredi, Bruna Henssler, diretor do IFRS, Jesus Borges, Coordenadora de Educação Ambiental na Secretaria de Educação e Esportes, Núbia Shenkel, diretor da Escola Hugo Zimmer, Leandro Schneider, presidente da Cooper Zimmer, Gabriele Cardoso, e autoridades convidadas de outros municípios: prefeito de Canguçu, Marcus Vinícius Müller Pegoraro, vereador de Nova Hartz, Robinson Bertuol, vice-prefeito do município de Penha (SC), Lindomar Ezier Schulle Filho, entre outros representantes de entidades, professores, funcionários e alunos da Escola Hugo Zimmer.