Secretaria de Educação lança projeto "Ambientalistas Mirins" na Escola Santo Antônio

A Secretaria de Educação e Esportes de Rolante, juntamente com o Departamento de Meio Ambiente e DEL, realizou o lançamento de um projeto piloto  na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio, na última terça-feira, 5,  chamado "Ambientalistas Mirins".
O projeto será coordenado pela professora Núbia Schenkel, que participou de um intercâmbio com duração de três meses, na área ambiental na Alemanha, em 2017 e, desde que voltou para o Brasil, vem desenvolvendo atividades voltadas às questões ambientais nas escolas da rede municipal de Rolante.
As ações dos ambientalistas mirins serão realizadas por 22 alunos, com idade entre 11 e 15 anos, que fazem parte da UNISANTO, cooperativa da Escola Santo Antônio,  tendo em vista que o trabalho social faz parte das ações da cooperativa e eles já trabalham com reciclagem, confeccionando cartões com papel reciclado desde a fundação da UNISANTO, em 2016.
O projeto consiste em desenvolver ações práticas e de conscientização não apenas na escola, mas no bairro onde ela está situada e que sirvam de exemplo para as demais escolas e a cidade como um todo.
"O meio ambiente somos todos nós. E no momento em que mudo as minhas atitudes, que começo a separar o meu lixo de forma adequada, que uso a bolsa de tecido para fazer compras na feira ou no supermercado, eu começo a fazer a diferença no meio em que vivo e, por que não, na minha cidade? Queremos que os nossos alunos vistam, literalmente, a camiseta do projeto e sejam multiplicadores destas ações, que construam com a família, com os amigos, com as demais pessoas do bairro, este cuidado com o meio ambiente", comenta a secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira.
Logo após o lançamento do projeto, os ambientalistas mirins participaram da primeira formação a respeito do papel  social que cada cooperativado tem dentro da UNISANTO, relacionado ao projeto de coleta seletiva, que tem como intuito formar crianças e adolescentes para serem agentes  motivadores e transformadores começando no o bairro em que vivem através de ações com visita nas residências explicando a importância da separação do lixo seco e orgânico para o processo de reciclagem.
As formações serão ministradas pela professora Núbia, com apoio da Secretaria de Educação e Esportes, Departamento de Meio Ambiente, DEL, e contará, também, com a parceria  do intercâmbio AZV/Hof/Rolante com a segunda parte do trabalho dos estagiários em agosto, setembro e outubro.
Os encontros dos alunos do projeto acontecerão  semanalmente no turno inverso com orientação da professora Núbia e, posteriormente, com a presença dos intercambistas.

Projeto Recicle

Integrando a programação da Semana do Meio Ambiente, a Escola Santo Antônio recebeu, na manhã de ontem, 5, um container para a coleta seletiva na escola, através do Projeto Recicle, lançado em abril deste ano pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) de Rolante, através da Câmara Técnica de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes.
O projeto, que é financiado pelo Consórcio Pró Sinos, consiste na destinação de recipiente adequado para armazenamento de resíduos recicláveis nas escolas, ciclo de palestras e material de apoio para Educação Ambiental e Mobilização Socioambiental. E, a partir daí, as escolas farão a gestão dos seus resíduos.
Em Rolante, 26 escolas vão receber containers para separação dos resíduos: papel, plástico e metal, que integram um kit composto, também, por banner e material de formação para os professores. Nesta primeira etapa o Consórcio Pró-Sinos está fazendo um investimento de R$ 80 mil.
Os demais municípios que integram o Pró-Sinos receberão, por adesão, um kit por município.
O evento contou com a presença do diretor do Departamento de Meio Ambiente, Claudiomiro Maria da Silva, vereador Ricardo Raimundo, diretora da Escola Santo Antônio, Fabiana Reichert, agente de articulação do DEL, Aline Nandi, supervisora do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação e Esportes, Neusa Preto de Moraes, professores e alunos da Escola Santo Antônio.