Segurança: Rolante investe R$ 150 mil na implantação de Centro de Monitoramento e Armazenamento de Imagens

A Prefeitura firmou um convênio com a Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, na noite da última segunda-feira, 2, na Câmara de Vereadores, destinando R$ 150 mil para a implantação de um Centro de Monitoramento e Armazenamento de Imagens que será utilizado para prevenção, preparação e resposta a desastres e, também, para interligar os órgãos de segurança do município, Brigada Militar e Polícia Civil, otimizando recursos e proporcionando mais segurança à comunidade.
Inicialmente será feita a atualização do sistema das cinco câmeras que foram instaladas em 2010 através do Consórcio com a Amlinorte, que estão localizadas na Avenida Bento Gonçalves (Rio Branco), Rua Conceição (em frente ao Xisquina), Avenida Borges de Medeiros (em frente à Câmara de Vereadores), Avenida Getúlio Vargas (em frente ao Salão Cristo Rei) e na Avenida Coronel João Linck, esquina com a Avenida Tenente Pedro Vön Mühlen (em frente à Agitus). Além destas câmeras, serão instaladas mais seis, nos seguintes pontos: Ponte da San'Déa, Rótula da Cuqueira, Ponte do Bairro Grassmann, Alto Rolante, no entroncamento de acesso à localidade da Mascarada, Ponte do Salim (Areia) e no Rolantinho (local a ser definido).
Segundo o coordenador operacional da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, Leandro Gottschalk, as imagens captadas pelas câmeras em tempo real serão compartilhadas entre todas as entidades (Bombeiros, BM e Polícia Civil) e cada uma vai utilizá-las conforme sua necessidade. "O recurso que está sendo repassado pela Prefeitura será utilizado para instalação das câmeras, transmissão, processamento e armazenamento das imagens e interligação entre as entidades. Dentro de 60 dias tudo deve estar em pleno funcionamento", comenta Gotthschalk.
O prefeito de Rolante, Régis Zimmer, salientou que este projeto foi construído há mais de um ano, em conjunto com as entidades e com a Câmara Técnica de Segurança do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local (DEL). " Com este sistema, vamos poder fazer a captura de imagens de placas de veículos e acompanhar a movimentação deles pelo município. Todos os pontos onde as câmeras serão instaladas foram escolhidos em conjunto pelas entidades, buscando otimizar o trabalho tanto dos Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil. Quem ganha com isto é a comunidade, pois é um trabalho voltado para a segurança da população em todos os sentidos: prevenção de desastres e policiamento ostensivo", salienta Zimmer.
O prefeito agradeceu a parceria presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Gonsalves Duarte Neto (Marcola), e dos demais vereadores presentes na solenidade: Diogo Henemann, Elton Arnhold, Ricardo Raimundo (Ricardinho), Ilario Von Muhlen, Alverico Arlindo Stein (Tio Vico), Aureo João Alves de Moraes, Daniel Torres dos Reis, presidente da Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante, Carlos Alberto Ribeiro da Silva, secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, comandante da Brigada Militar em Rolante, sargento Marcos Paulo Zanatta, presidente do Consepro, Maikon Rosa, presidente da Sicredi Nordeste, Celso Trentin,  gerente regional da Sicredi, Álvaro Link e demais colaboradores presentes, bem como bombeiros voluntários que participaram da solenidade e funcionários da Câmara.