PROERD forma cem alunos em Rolante

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido pela Brigada Militar, com o objetivo de auxiliar as famílias e as escolas neste tema que está presente em todos os lugares, não apenas nas grandes cidades, teve suas atividades retomadas no município de Rolante, neste ano e, na noite da última terça-feira, 28, formou cem alunos.
As atividades do PROERD tiveram início em abril, com alunos do 5º ano das escolas municipais de Ensino Fundamental Santo Antônio, no bairro Imocasa, Santa Terezinha, na localidade do Alto  Rolantinho, e Oldenburgo, no bairro Grassmann, através de uma parceria entre a BM, Câmara Técnica de Segurança, do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) e Prefeitura de Rolante, por intermédio da Secretaria de Educação e Esportes, que deu todo o aporte financeiro para a formatura destas três primeiras turmas.

O Programa

O PROERD tem duração de quatro meses, tendo como objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas. No fim deste período, durante a formatura, as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se longe das drogas e da violência.
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.

"No início deste ano tivemos uma reunião na Prefeitura, com o prefeito Régis Zimmer, vereadores Ricardo Raimundo (Ricardinho) e Áureo João Alves de Moraes, comandante do CRPO Litoral, Tenente Ricardo Cardoso, comandante da BM em Rolante, na época, sargento Marcos Paulo Zanata,  o soldado Michel Ferreira e a secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, onde solicitamos ao Tenente Cardoso que Rolante pudesse ter novas turmas do PROERD, pois acreditamos que esta é uma ferramenta fundamental para tentarmos combater as drogas e a violência na nossa cidade", fala o vereador Diogo, que coordena a Câmara Técnica de Segurança do DEL.
O prefeito Régis Zimmer parabenizou o soldado Ferreira, que ministra as aulas voluntariamente no PROERD, agradeceu ao Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar de Osório, Tenente Coronel Luiz Ernesto Duarte, por retomar as atividades do Programa em Rolante depois de muitos anos e falou que a administração municipal será sempre parceira para a manutenção do Programa no município.
"Precisamos reforçar na escola este trabalho que deve começar em casa, nas famílias, orientando nossas crianças, mostrando o melhor caminho que devem seguir para tornarem-se pessoas de bem", salienta a secretária Eunice.
Durante o evento, as melhores redações sobre o tema “Como viver de forma saudável e não usar drogas” foram premiadas do 1º ao 3º lugar por escola e, também, a melhor redação geral.

Conheça os vencedores:

Escola Oldenburgo:
1º lugar - Iasmin Eduarda de Souza
2º lugar - Daiana Silva da Silva
3º lugar - Vitor Henrique da Conceição Warken

Escola Santa Terezinha:
1º lugar - Gabrielli Tais Koslowski
2º lugar - Nathan da Rosa
3º lugar - Gustavo Henrique da Silva

Escola Santo Antônio:
1º lugar - Daiana Montemezzo da Silva
2º lugar - Giulia Caroline Martins Nicolich
3º lugar - Gabrieli Peters Spindler

O 1º lugar entre todas as turmas e todas as escolas foi conquistado pela aluna da Escola Santo Antônio, Daiana Montemezzo da Silva, que além do certificado, medalha e o mascote do PROERD, o leãozinho D.A.R.E, que significa Drug Abuse Resistance Education, nome original do programa criado pela polícia de Los Angeles, em 1983, ganhou uma bicicleta patrocinada pelo proprietário da empresa Bike Aventura, Fábio Stumpf.

O evento contou com a participação, também, do comandante da 2ª Cia  do 8º BPM, Capitão Marco Antônio de Quadros Júnior, comandante da BM em Rolante, Tenente José Edon Soares Oteiro, presidente do Consepro, Maicon da Rosa, diretores, professores, familiares e alunos.

As próximas turmas do PROERD terão suas atividades no primeiro semestre de 2019, nas escolas municipais Hugo Zimmer, Independência e na Escola Estadual Comendador Albino Souza Cruz. Mais escolas devem ser beneficiadas pelo Programa no segundo semestre e o objetivo de todas as entidades envolvidas é dar continuidade ao Programa, abrangendo todas as escolas de todas as redes do município.