CooperZimmer doa 30 mil tampinhas para AMO Criança

A CooperZimmer, cooperativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hugo Zimmer, criada através do Programa de Cooperativas Escolares, que conta com o apoio da Sicredi Nordeste e da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Rolante, foi criada em 2016.
O Programa  estimula os jovens a realizarem todo o processo de planejamento, fundação, definição de produto, produção e venda. Os aprendizados dentro de uma cooperativa escolar formam muito mais do que futuros gestores e líderes de comunidade, formam cidadãos mais solidários, que respeitam os princípios do cooperativismo e, pensando nisto, no ano de sua criação, a professora Josiane Wasem lançou a ideia aos integrantes da CooperZimmer de arrecadar tampinhas plásticas no Bairro Rio Branco, onde a escola está localizada, para doar para a Associação de Assistência em Oncopediatria, AMO Criança, de Novo Hamburgo, que possui a Campanha AMO Tampinhas.
A CooperZimmer "abraçou" a ideia e, na última quarta-feira, 26, a presidente da cooperativa, Gabrielle Cardoso e o diretor de Produção, Wesley Martini, acompanhados pela coordenadora das Cooperativas Escolares de Rolante, Nubia Schenkel, foram até a sede da AMO, em Novo Hamburgo, para realizar a entrega de 30 mil tampinhas para a Associação.
"O processo da construção do projeto CooperZimmer deu-se através do diálogo entre os alunos que fazem parte da  cooperativa escolar, pois além de desenvolver um objeto de aprendizagem, o Programa é baseado na ideia do cooperativismo e segue sete princípios importantíssimos e um deles é o interesse pela comunidade. A partir deste princípio, pensamos o que poderíamos fazer para melhorar a comunidade em que vivemos. Sabendo que a AMO Crianças de Novo Hamburgo recebe doação de tampinhas de plástico, intensificamos a coleta e ficamos felizes em poder dar a nossa contribuição para esta instituição que desenvolve um trabalho tão importante voltado à saúde das crianças. Esta foi a nossa primeira entrega, pois queremos continuar ajudando a AMO nesta campanha", explica Nubia.


AMO Criança


A AMO Criança realiza prestação gratuita de serviços técnicos e especializados a pacientes oncológicos e seus familiares. Com este objetivo, são oferecidas consultas médicas, encaminhamento para exames e realização do tratamento em hospitais de referência, bem como o acompanhamento terapêutico, social, e emocional do paciente e do seu grupo familiar.
São oferecidos benefícios como o fornecimento dos medicamentos para o tratamento, transporte e outras demandas que a família apresenta.
A AMO acompanha famílias das cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Campo Bom, Estância Velha. Atualmente 43 famílias são assistidas pela entidade. Na sede da AMO são prestados serviços de oncopediatria, serviço social, psicologia, fisioterapia, nutrição, pedagogia e musicoterapia.
Também é oportunizado às famílias oficinas e grupos que visam o fortalecimento de vínculos e a integração social. Atualmente a entidade oferece Oficina de Tablets, Oficina de Inglês, Grupo das Mães e o Grupo AMA que conta com a presença de um gato terapeuta.
A sede da AMO Criança está localizada no município de Novo Hamburgo, Rua Vidal Brasil, nº 1695, bairro Hamburgo Velho. Próximo ao Hospital Unimed.


Campanha AMO Tampinhas


A campanha é permanente e todas as pessoas são convidadas a doar tampinhas de garrafas PET, de caixas de sucos e de leite, de embalagens como xampu, amaciante, creme dental, entre outras. Os materiais são armazenados na sede da entidade (Rua Vidal Brasil, 1.695) e no Santuário das Mães (Estrada Santuário das Mães, 1.000). As tampinhas passam então por uma triagem, realizada por pessoas que receberam sentença de serviço comunitário e voluntários, para serem, posteriormente, vendidas a um negócio de reciclagem automotiva.  A renda é revertida para a qualificação dos serviços da entidade, diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes vítimas de câncer, de até 18 anos.
Em Rolante, quem quiser contribuir com a arrecadação de tampinhas para a AMO pode fazer a entrega na Escola Hugo Zimmer, localizada na Rua aPedro Carneiro Pereira, 183-363, Bairro Rio Branco.

Compartilhar