Plano Diretor é tema do próximo "Diálogos com a Municipalidade"

O diálogos com a municipalidade é uma plataforma de diálogo público privado que integra as ações conjuntas do Del com a Associação do Comércio Indústria, Serviços e Agropecuária de Rolante e Riozinho (ACISA).
O objetivo é a promoção de encontros periódicos, onde é aleito um tema em que a administração pública apresenta à comunidade os resultados e ações previstas em relação àquela temática, departamento ou secretaria municipal.
Na manhã do dia 10 de outubro, o tema do Diálogos com a Municipalidade é Plano Diretor.
Na oportunidade irão compor as falas do evento, o prefeito, Régis Zimmer, o presidente do Conselho do Plano Diretor de Rolante, Breno Wolke, e o arquiteto Demétrius Jung Gonzales.
O evento será realizado na Acisa, das 7 às 8h30. Não há custos para participar, porém a necessidade de inscrição prévia, pois as vagas são limitadas.

Plano Diretor:
O Plano Diretor de Rolante teve sua revisão iniciada pela Câmara Técnica (CT) do Plano Diretor – no Programa de Desenvolvimento Econômico Local em 2015. Em novembro de 2016 foi criado o Conselho do Plano Diretor de Rolante para dar sequência conjunta ao trabalhos que estavam sendo realizados, com objetivo de aprovação do Plano Diretor de Rolante, visto que desde 2006 havia uma legislação municipal que tratava desta temática.
O Plano Diretor de Rolante teve sua nova versão aprovada em dezembro de 2016 e início de vigência em março de 2017. Concomitante ao trabalho de construção do Plano Diretor de Rolante (diretrizes, índices construtivos, mapa de zoneamento e guarda de veículos), a CT do Plano Diretor e Conselho do Plano Diretor estruturaram o Código de Posturas e revisaram a proposição do Código de Obras (que teve sua versão inicial construída pelos integrantes do Núcleo de Arquitetos e Engenheiros da Acisa).
Após o início da vigência do Plano Diretor os grupos técnicos contribuíram ainda na revisão do Plano de Mobilidade Urbana, que foi construído através de um consórcio junto à Associação dos Prefeitos do vale do Paranhana (AMPARA).
Ao longo deste período, e respeitando os prazos de revisão do Plano Diretor de Rolante, fazendo ainda o monitoramento das demandas recorrentes junto à Secretaria de Planejamento, algumas demandas precisam ser constantemente revisadas e ajustadas.
Assim, ao longo de 2018 o Conselho do Plano Diretor, a Câmara Técnica do Plano Diretor  e o Setor de Planejamento do Município de Rolante têm se dedicado a uma série de estudos para otimizar os resultados  e a aplicação do Plano Diretor de Rolante.
Tais revisões devem passar um por uma nova audiência pública, que ocorrerá no dia 25 de outubro, às 19h30, no Espaço Cultural de Rolante, e esta temática norteará, ainda, as discussões do Diálogos com a Municipalidade.

Benefícios do Plano Diretor e suas revisões periódicas:

O Plano Diretor é um instrumento que os municípios constroem a fim de nortear o crescimento ordenado da cidade. Assim, entende-se a cidade como um todo, em seu espaço urbano e rural.
Planejar como e para onde a cidade deve-se desenvolver é primordial para que sejam garantidos direitos básicos como mobilidade, segurança e o desenvolvimento como um todo.
Visto, ainda, que o município de Rolante tem o Planejamento Estratégico sendo construído de 2015, onde de forma coletiva norteia o município que se quer em 2035, pautando a partir deste planejamento metas a serem alcançadas a cada ciclo de tempo, o Plano Diretor é um dos instrumentos fundamentais no apoio e consolidação destas diretrizes e metas.
Todas as legislações e temáticas pautadas junto ao conselho e à CT do Plano Diretor são pautadas em estudos técnicos e análises criteriosas não apenas das temáticas pautadas, mas suas relações com outras legislações e projetos correlacionados.
Os grupos de trabalho dedicam-se voluntariamente no desenvolvimento e proposições de legislações, pareceres e estudos técnicos.