Secretaria de Saúde investe em câmara fria para armazenamento de vacinas

O município de Rolante conta com duas salas de vacinas, sendo uma na Unidade Básica de Saúde Rudi Voltz (UBS), no centro, e a outra na UBS do Bairro Rio Branco, que atendem toda a população local, estimada em 21.199 habitantes, conforme dados do IBGE, divulgados em 2018.
A Secretaria Municipal de Saúde fez um investimento de R$ 13 mil na aquisição de uma câmara fria para o armazenamento dos imunobiológicos (vacinas), substituindo uma geladeira doméstica. A aquisição foi feita levando em consideração a evolução tecnológica, as novas oportunidades de mercado, as necessidades de qualificação e a otimização dos processos da cadeia de frio.
Segundo o secretário de Saúde Lenoir Schönardie, as câmaras frias são recomendadas para armazenamento deste tipo de substâncias porque conseguem  manter, em tempo integral, a temperatura adequada dos imunobiológicos; garantem a manutenção da refrigeração em caso de falta de luz; realizam a leitura automática da temperatura, através de software específico, e evitam a perda de vacinas por falha no equipamento, resultando no melhor atendimento à população rolantense.
A entrega da câmara fria foi feita pelo secretário Lenoir Schönardie e pela enfermeira Taíse Chahin às técnicas de enfermagem, vacinadoras Paola Suedekum e Helena da Silva.

Horários da sala de vacina:

Centro: 7h30 às 11h e das 12h às 16h30.
Febre amarela: terça à tarde. 

Rio Branco: 7h30 às 12h e das 13h às 16h.
Febre amarela: quarta a tarde.

Vacinas realizadas no município:
BCG
Hepatite B
Pentavalente
VIP/VOP ( Paralisia infantil)
Pneumococica 10
Rotavirus
Meningococica conjugada C
Hepatite A
DTP
Febre Amarela
Tríplice viral
Tetra viral
Varicela
Antitetânica
dTpa
HPV
São realizadas todas as vacinas do Calendário Vacinal do Ministério da Saúde.

Certificado Internacional de Vacinação

Uma das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para quem quer sair do país é a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia da Febre Amarela, sendo que para ter acesso aos países que é obrigatório apresentar o certificado deve ser consultado o site da Anvisa. Para quem reside no Vale do Paranhana, o ponto mais próximo para obter esse certificado é a Unidade Básica de Saúde Rudi Voltz, no Centro de Rolante.
O serviço começou a ser prestado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rolante no início de 2018 e o município é o único do Paranhana a prestar esse serviço. A partir de uma capacitação na Anvisa o Município foi credenciado para emissão do certificado. Para atendimento nesse Centro de Orientação ao Viajante (COV), o viajante deverá realizar o pré-cadastro na página https://civnet.anvisa.gov.br e também o agendamento prévio pelo mesmo site. O viajante deverá trazer documento com foto (preferência identidade ou carteira de motorista) e carteirinha de vacinas comprovando realização da Febre Amarela (que conste data da realização, lote completo, nome do vacinador e carimbo do local de aplicação). O atendimento é feito sempre nas quartas feiras à tarde, das 13h às 16h3. Mais informações pelo fone (51) 3547-1210, e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., endereço: Rua Conceição, 702, Centro. 


























 

---

 

 

 

 

Compartilhar