Em meio pandemia, a solidariedade avança em Rolante

Em parceria com Secretarias Municipais, escolas e entidades, CRAS já produziu mais 2 mil máscaras, 600 barras de sabão e 60 cobertas para doação

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Enquanto os números da pandemia aumentam e preocupam, em todo o mundo, na sala de oficinas do CRAS, em Rolante, o resultado da solidariedade também se multiplica a cada dia. Desde que retornaram as atividades, no dia 13 de abril, a produção de máscaras, cobertas e barras de sabão para doações não parou mais.

A confecção de máscaras, item que se tornou de primeira necessidade para todos, é feita em parceria com a Secretaria da Educação, através da ajuda na costura de serventes merendeiras. Em maio, o Instituto Federal (IF) Campus Rolante também foi parceiro, doando rolos de TNT. Também existe uma parceria permanente com a Secretaria da Saúde, que doa tecidos e a equipe do CRAS produz as máscaras que são distribuídas para toda a rede de profissionais dos postos do município.

Na mesma sala, sempre que sobra um tempo das demais atividades do dia, a dona Celita e a Cláudia se dedicam a produção de cobertas, feitas de forma totalmente artesanal, utilizando como matéria prima peças de roupas doadas que não estão em condições de uso. “Elas abrem as peças e vão costurando, e tudo vira cobertas”, explica Andreia Valandro, responsável pela Assistência Social. Até o momento, já foram produzidas e doadas mais de 60 cobertas, prevenindo também as noites de frio de muitas famílias.

Outro item de doação e totalmente sustentável que vem sendo produzido em massa no CRAS é o sabão de barra. Com óleo usado de cozinha arrecadado pelos alunos da CooperZimmer, da Escola Hugo Zimmer, a orientadora social Andressa Heinz coordena a produção de barras de sabão, que já somaram um montante de mais de 600 unidades.

Assim como as máscaras e cobertas, o produto é doado para usuários do CRAS e entregue também durante as visitas aos idosos usuários do Centro de Convivência. De acordo com Andréia, a próxima atividade para os usuários visitados casa por casa será a confecção de sabão. “Eles receberão uma barra pronta e a receitinha para preparar em casa”, explica a coordenadora, orgulhosa de todas as boas ações realizadas no CRAS.

Como receber e como ajudar
Quem tiver algum item para doação dos produtos acima citados (roupas para cobertas, tecidos e elástico para máscaras e óleo usado para sabão) pode entrar em contato com o CRAS/Assistência Social pelo fone (51) 3547.1057. Famílias que necessitam de doações podem comparecer ao CRAS, que está localizado na rua Valdomiro Amador dos Reis, 30, bairro Grassmann, levando consigo CPF, RG e comprovante de residência.

Escolha mês de referência
Junho - Julho

































Compartilhar