Prefeitura de Rolante confirma apoio à Associação de Portadores de Necessidades Especiais

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), juntamente com o vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada), presidente da Câmara de Vereadores, Jair Silva, e a secretária municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, recebeu o presidente da Associação de Portadores de Necessidades Especiais (APNER), Vanerlei Kirsch, a vice-presidente da entidade, Stela Ostrowski, 1ª secretária Anajara Barcelos, e a 1ª tesoureira, Cláudia Passos, para uma reunião, na manhã desta sexta-feira, 25, para firmar uma parceria entre o município e a APNER.

Durante a reunião, os membros da diretoria da Associação entregaram ao prefeito diversos documentos, como a solicitação de entrega do espaço da Escola Oldenburgo para atender os portadores de necessidades especiais de Rolante, uma cópia do Alvará de Licença de Localização, intenção de convênio com o município e, também, a solicitação de participação de entidades beneficentes em eventos municipais, como a Kuchenfest, que será realizada nos dias 8,9 e 10 de março.

Gonçalves colocou-se à disposição para auxiliar a APNER em tudo que for possível, começando com um convênio com a entidade através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, que vai instalar um Centro Especializado de Atendimento no prédio onde funcionava a Escola Oldenburgo e trabalhará em parceria com a Associação, disponibilizando o espaço para a instalação da sede, bem como diversos profissionais que trabalharão com as pessoas portadoras de necessidades especiais e os estudantes de todas as redes de ensino do município que precisarem de um atendimento especializado com psicólogo, psicopedagogo, psicomotricista, assistente social, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Trabalho que envolverá, também, a Secretaria Municipal da Saúde e Secretaria Municipal da Assistência Social.

“Neste primeiro momento, faremos todas as adaptações necessárias no prédio para que tenha toda a acessibilidade para as pessoas que buscarem auxílio na entidade e no Núcleo da Secretaria de Educação. Além disto, disponibilizaremos os profissionais especializados, pagaremos as contas de luz, água e internet. O município será um grande parceiro da APNER”, comenta Gonçalves.

Em Rolante, conforme levantamento realizado pela APNER, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, através dos agentes comunitários de saúde, existem cerca de 360 deficientes no município com múltiplas deficiências: auditiva, visual, paralisia cerebral de níveis distintos, deficiência de fala e pessoas que ficaram com sequelas em função de acidente vascular cerebral, que também são consideradas deficientes.
































Compartilhar