Pontos Turísticos

Caminho das Pipas [website]
O Caminho das Pipas está localizado no 4° Distrito de Rolante, numa localidade denominada de Boa Esperança. O trajeto é composto por 7 cantinas de produção de vinho colonial produzidos artesanalmente com qualidade e segurança sanitária. A Boa Esperança localiza-se a 17 Km do Centro e conta com uma população predominantemente italiana estimada em torno de 80 famílias. A característica fundamental da Boa Esperança é a hospitalidade, pois em todas as cantinas o turista é muito bem recebido .

  • Vinhos e Sucos Dom Franchesco (Família Boniatti): (51) 2108-0682, (51) 9647-9339; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Vinhos Finger: (51) 3501-6097, (51) 9393-9626; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Vinhos Montemezzo: (51) 3779-4605; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Vinhos Sbardelotto: (51) 3778-4611; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Vinhos D' Boa Esperança: (51) 9912-0455; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Vinhos e Sucos Dei Lazzari: (54) 3504-9319, (51) 9944-6846, (51) 9811-5527; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Vinhos Dallarosa: (51) 9948-9097, (51) 3778-4613; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Vinhos e Sucos Bennato: (51) 9808-7816, (51) 9287-7562; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Sucos de Uva Dom Vitor: (51) 9814-5079, (51) 9331-3867; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Restaurante Figueira Branca: (51) 3778-4652, 9814-9016; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Casa de Massas e Produtos Coloniais da Gringa: (51) 9715-6865, (51) 3778-4607
  • Pousada Família Montemezzo: (51) 3778-4605; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Sítio Terra e Arte: (51) 9963-1241
  • Restaurante Café Cantina Basei: (51) 9545-7193 whatsapp; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Estátua Do Teixeirinha
Inaugurada no dia 28 de fevereiro de 2008 na Praça Matriz, junto com o 53° aniversário de emancipação política de Rolante, a estátua de Teixeirinha tornou-se um ponto turístico para rolantenses e visitantes. A obra de arte é um marco histórico para a cidade e para o estado, pois homenagear o filho ilustre Vitor Mateus Teixeira, nascido na mascarada, é algo importante para a manutenção da tradição do município.
  Casa da Colônia
A Casa da Colônia, aberta diariamente das 8h às 18h, fica na Avenida Getúlio Vargas em frente à Prefeitura. Lá são comercializados produtos artesanais de qualidade, oriundos das produções rurais do município, elaborados com empenho e dedicação, No mesmo local, realizam-se todas as terças e sextas-feiras a Feira dos Produtores, onde são vendidos produtos coloniais, bem como de verduras, legumes, frutos, schmiers, conservas, mel e outros produtos. A Casa da Colônia também é como um Centro de Informações Turísticas e uma agência de negócios para os Produtores Rurais.
 

   
Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição
Localizada no centro da cidade, é uma das mais belas igrejas da região e um importante ponto de referência, pois sua localização é nas esquinas das duas principais ruas da cidade.
  Passo dos Tropeiros
Localizado no centro da cidade de Rolante. É uma travessia pelo Rio Rolante por onde os tropeiros passavam por volta de 1737, conduzindo gado até o centro do País. Este local deu origem ao nome do CTG Passo dos Tropeiros.
 

   
Praça da Matriz
Localizada no centro da cidade de Rolante (Av. Getúlio Vargas) ao lado da Igreja Matriz a praça é um ponto de encontro dos jovens no final de semana. Local arborizado e com fontes d'água, bancos e parquinho para crianças é na praça que a comunidade se reúne. Freqüentado especialmente por famílias que aos finais de semana utilizam desta beleza natural para tomar chimarrão, brincar na pracinha de diversões ou simplesmente desfrutar da tranqüilidade obtida neste local. A Praça Matriz é localizada às margens do Rio Rolante.
  Igreja Nossa Senhora de Caravággio
Localizada no centro da comunidade de Boa Esperança, que é composta de famílias de origem italiana, oferece uma beleza histórica. Desde o início da paróquia, hopuve assistência religiosa de padres do centro da cidade. A primeira igreja, de madeira, foi construída pelos marceneiros do local. Já a casa Canônica para a residência do padre vigário era de alvenaria. Hoje, há uma igreja maior, de alvenaria. O sino, que antigamente ficava num campanário, hoje fica no alto da torre da torre.
 

   
Cascata das Três Quedas
Localizada na localidade de Boa Esperança, seu acesso é por meio de trilhas ecológicas.
  Cascata da Colônia Monge
Localizada na localidade de Colônia Monge, com acesso por meio de estrada de chão, há possibilidade de camping e trilhas ecológicas.
 

   
Cascata das Andorinhas
A Cascata das Andorinhas se localiza a 20 Km do Centro. O acesso à Cascata inclui uma trilha ecológica de 1,5 Km em meio à natureza. A Cascata das Andorinhas leva este nome devido a grande quantidade desta ave que habita o local. O ambiente natural é cercado por rochas onde pode ser praticado o Rappel.
  Morro Grande
Localizado a 841 metros de altitude, o Morro Grande é o ponto culminante do Município de Rolante. Conta com uma infra-estrutura de banheiros, churrasqueiras e luz elétrica. No Morro Grande é realizado no mês de março o Campeonato Gaúcho de Vôo Livre.
 

   
Túmulo do Tropeiro
Localizado na localidade de Ilha Nova, localidade que antigamente era passagem de tropas de gado conduzidas por tropeiros que saiam do Sul em direção ao centro do País. O túmulo do tropeiro é um local onde está sepultado um destes viajantes.
  Gruta de São Cristóvão
Localizada no Caminho das Pipas, localidade de Boa Esperança, a gruta há uma imagem de São Cristóvão incrustado no rochedo. Local utilizado para a prática de rappel. A beleza do local pode ser vista através da estrada que leva à Boa Esperança, que por si só já oferece paisagens imperdíveis.
 

   
Gruta de Nossa Senhora de Lurdes
Seu acesso é pela estrada da Boa Esperança, na entrada da Linha Feliz, 4 km da estrada. Na gruta há uma capelinha com a imagem de Nossa Senhora, onde todo ano, no dia 11 de fevereiro, é comemorado o dia de sua primeira aparição com missa na gruta.
  Capitéis
Os capitéis são oratórios, pequenas capelinhas com um altar, onde está a imagem de um santo. Estão situados á beira das estradas. Na Boa Esperança três capitéis dedicados a Santos: São Roque, Santa Bárbara e Santo Antônio.
     
Capitel de São Roque
É uma capelinha em alvenaria, situada a beira da estrada que vai de Boa Esperança ao Morro Grande. Todo ano no dia de São Roque, 17 de agosto, todos da comunidade se reúnem e rezam para o santo, que é intercessor das vítimas de pestes.
  Capitel de Santa Bárbara
Situada na estrada que vai da Boa Esperança para o topo do Morro Grande. A Santa é invocada contra temporais, tempestades e tormentas e é protetora contra raios. No seu dia, 4 de dezembro, a comunidade reza uma missa na capelinha em sua honra.
     
Capitel de Santo Antônio
Situado na parte mais alta da estrada que dá acesso ao Voo Livre, na localidade de Nova Palmeira; o outro se situa após o E. C. Flor da Serra, na estrada que dá acesso ao município de São Francisco de Paula. O chamado "Santo Casamenteiro" também é invocado para achar coisas perdidas. Seus devotos reúnem-se todo ano no dia 13 de junho para rezar uma missa em seu louvor na capelinha.